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O que é B2B e B2C?


B2B e B2C são siglas utilizadas no comércio eletrônico para definir algumas transações. Business to Business, B2B, está relacionada a transações comerciais entre empresas que comercializam seus produtos para outras empresas. Business to Consumer, B2C, diz respeito às transações entre empresas e consumidor final.
 
 
Em virtude de terem objetivos diferentes, ambos os tipos de operações contam com diferentes estratégias para atrair e reter o público-alvo, de acordo com os objetivos da campanha e da empresa.
 
 
O B2B utiliza uma plataforma de e-commerce em que a empresa poderá vender seus produtos para outras companhias. As operações B2B são baseadas em três pilares: Transformação, Revenda e Consumo.
 
Transformação – Indústria vende para indústria utilizará os produtos em processos produtivos,
Revenda – Indústria vende para distribuidor, revenda ou lojista – Distribuidor vende para revenda ou lojista,
Consumo – Empresas vendem produtos de consumo para outras empresas.
 
 
O B2C define a transação comercial entre empresa e consumidor final na plataforma de e-commerce. Trata-se de uma operação de consumo. 
 
Lojas que vendem produtos para o cliente final,
Empresas que vendem serviços, 
Distribuidores ou Atacados que vendem para o consumidor final,
Indústria ou Distribuidor que vende para profissionais liberais, 
Indústria que vende diretamente para o consumidor final.
 
 
As oprações B2B e B2C apresentam uma diferença pontual: o tipo de cliente e o tipo de operação. Em B2B o cliente é, geralmente, outra empresa e, em B2C, o cliente é consumidor final, normalmente, pessoa física, onde serão aplicadas as operações tradicionais de varejo.