• Acesso a Parceiros da Zepol Criação de Sites
10 dicas do Facebook para identificar notícias falsas


A disseminação de notícias falsas vem afetando as redes sociais constantemente. Pensando em amenizar o problema, o Facebook lançou um guia com dicas para ajudar o usuário a identificar a veracidade das notícias compartilhadas por lá. De acordo com um porta-voz do Facebook, as notícias falsas começaram a “viralizar” para garantir engajamento dos usuários e, consequentemente, dinheiro.
 
O guia passou a ser exibido no feed de notícias dos usuários brasileiros e de mais 13 países. Trata-se de um material direto e de fácil leitura que incentiva os internautas a verificar as fontes e levantar questionamentos acerca de data, créditos, dentre outros. 
 
As dicas foram elaboradas em parceria com a First Draft, organização sem fins lucrativos que compartilha boas práticas relativas a análise de conteúdo na internet. O Facebook já contava com outros mecanismos para combater as notícias falsas. Um deles, inclusive, tem a premissa de afastar da rede social quem produz conteúdo “fake”. Nos Estados Unidos, Alemanha e França outras ferramentas já foram disponibilizadas para minimizar a disseminação de notícias falsas.
As 10 dicas do Facebook para identificar as notícias falsas são:
Seja cético com as manchetes,
Olhe atentamente para a URL,
Investigue a fonte,
Fique atento para informações incomuns,
Considere as fotos, 
Confira as datas, 
Verifique as evidências,
Busque outras reportagens, 
A história é uma farsa ou uma brincadeira?
Algumas histórias são intencionalmente falsas.