• Acesso a Parceiros da Zepol Criação de Sites
O primeiro Site da Internet


As gerações mais novas certamente não conseguem imaginar uma vida sem Internet. Ela está presente em tudo (mesmo!) e sua importância é vital. Seu início se deu na Guerra Fria, e foi criada com objetivos militares – foi a forma encontrada pelas forças armadas norte-americanas de manter a comunicação em caso de ataque aos meios convencionais utilizados na época.
 
Durante as décadas seguintes, a Internet foi aprimorada e tornou-se um importante meio de comunicação acadêmico. O público geral passou a ter acesso à Internet nos anos 90, quando o físico do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), Tim Bernes-Lee criou a World Wide Web (WWW), que possibilitava a utilização de uma interface gráfica e a Criação de Sites Profissionais, dinâmicos e visualmente atraentes. A partir disso, o crescimento e a popularização da Internet foram absurdos.
 
Contudo, você sabe qual foi o primeiro Site da Internet? Lançado em seis de agosto de 1991 e criado por Lee (chamado por alguns de “Pai da Internet”), o primeiro Site foi publicado a partir de um computador da NeXT – aquela empresa criada por Steve Jobs após sua primeira saída da Apple.
 
A página (que está no ar até hoje!) apresentava explicações acerca de alguns conceitos relacionados a World Wide Web (WWW). Ele pode parecer sem graça porque mostra apenas texto preto sob um fundo branco e alguns hiperlinks, mas sua importância para a Internet que tanto amamos hoje é inenarrável. 
 
Trata-se do The Project, um Site absolutamente “clean”, já que, há mais de 20 anos atrás, a Internet era estática: não eram utilizadas imagens, animações ou vídeos. Como a WWW foi criada para que os profissionais do CERN conseguissem trocar informações científicas através de seus computadores, sem a necessidade de todos estarem no mesmo espaço físico, o primeiro site da Internet serviu de teste para tal.
 
Qualquer pessoa que acessasse a página poderia encontrar informações a respeito de códigos necessários para criar um site no mesmo formato, os softwares que foram utilizados e diversas informações sobre o projeto.
 
Além disso, o visionário TBL utilizou o espaço para demonstrar a usabilidade de hipertextos na Internet. Na década de 80, o físico levantou a questão da utilização de hipertexto para facilitar o compartilhamento de informações entre o pessoal do CERN. Nos dias de hoje, não tem como pensar em Internet sem hiperlinks.
 
O primeiro Site da Internet, que faz 26 anos em 2017, ainda está no ar. Ficou curioso, acesse https://www.w3.org/History/19921103-hypertext/hypertext/WWW/TheProject.html e confira!